O acesso às aulas implica a utilização de um login e password atribuídos pelo Serviço de Informática e enviados aos alunos pelo e-formador antes do início do curso. Estas credenciais dão acesso a:

Todas as informações sobre o funcionamento do curso e todos os conteúdos das aulas são disponibilizados aos alunos no Moodle com a devida antecedência. O meio privilegiado de é o Fórum Notícias e o email institucional.

As informações incluem: cronograma do curso; Ficha da Unidade Curricular (objetivos, competências, programa docentes, bibliografia); divulgação de salas de aula; docentes convidados; sumário das aulas; datas de abertura de testes; protocolos de testes; notas de testes. Encontram-se afixadas no Moodle na página cada unidade curricular.

Os conteúdos incluem: diapositivos; bibliografia; textos e artigos; casos clínicos; vídeos; links. Encontram-se organizados nas páginas de cada Unidade Curricular, por dias de aulas.

O processo de ensino e aprendizagem assenta em metodologias pedagógicas diversificadas, em modalidade síncrona e/ou assíncrona: aulas teóricas, apresentação de casos clínicos e trabalhos de investigação, emails, chats, fóruns discussão, trabalhos de grupo, inquéritos, (…).