Os testes de avaliação (de escolha múltipla e/ou desenvolvimento) ficam disponíveis online na plataforma Moodle 7 dias após o término das unidades curriculares, tendo os alunos 2 dias para os realizar, no horário das 00:00 do primeiro dia às 23:59 do segundo dia. A avaliação poderá igualmente efetuar-se presencialmente (em sala de aula ou videoconferência), de acordo com as orientações do docente responsável.

No final do curso será aplicado também um teste presencial (1) com a matéria de todas as unidades curriculares e a apresentação de um trabalho final (ambos enquadrados na UC Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e prova final de integração).

Os testes online seguem os seguintes critérios:
a) Os enunciados dos testes são organizados com base num banco de perguntas, designadas pelo docente responsável, devidamente categorizadas por grau de dificuldade e por âmbito temático. Através do Moodle, as questões e as opções de resposta são aleatoriamente conjugadas, de maneira a produzirem um enunciado único para cada aluno.
b) É definido um tempo de resposta para cada teste;
c) No momento em que o teste for aberto pelo estudante, este terá de ser respondido dentro do período de tempo estipulado numa única tentativa;
d) A classificação nas unidades curriculares é quantitativa, exprimindo-se numa escala de 0 a 20 valores. A obtenção de classificação inferior a 10 valores é considerada reprovação.

A realização da avaliação é definida em duas épocas distintas: Época Normal, que decorre ao longo do período letivo e a Época de Recurso, que decorre no final do curso. A Época de Recurso destina-se aos que não compareceram em época normal ou reprovaram. Não é possível a melhoria de nota.

O prazo de reclamação dos testes é até 7 dias depois do término do período de avaliação.

A classificação final do curso é calculada conforme fórmula em vigor (1). A emissão da Certidão de Especialização ou do Diploma é efectuada, mediante obtenção de classificação de média ponderada final igual ou superior a 10 valores.

(1) Único momento presencial obrigatório do curso. Quer em Portugal e no Brasil existirão vários pólos para os alunos se dirigirem presencialmente.